Terceiros - Ficha

Registo

Nome de Pesquisa / Nome Comercial. A ficha de terceiro contém no SIGAV dois nomes. O de pesquisa, sempre mostrado no Sigav e o de impressão (Nome Comercial). Esta facilidade permite distinguir entidades com a mesma designação comercial situadas em locais diferentes.

Número de contribuinte, no caso de o terceiro a ser criado/alterado tiver morada em Portugal o nº de Contribuinte é validado segundo regras próprias. Na ausência de dados do Contribuinte deverá deixar o campo em branco, assim o mesmo será preenchido a 9, valor que não é impresso nos documentos.

O campo e-mail permite a indicação de múltiplos endereços, podem ser indicados separados por ponto e vírgula ou por fim de linha.

Conteúdo tabelado. Estes campos são de preenchimento por escolha das opções disponíveis. Só utilizadores com direitos é que poderão criar novas entradas, isto porque se tratam de tabelas utilizadas para retirar análises e outros tipos de relatórios.

Classificação COPE, um terceiro tem de ter obrigatóriamente a classificação COPE, que pode ser uma de três opções:

Empresa - Empresas clientes ou fornecedoras
Entidade Turística - Revenda - Empresa dedicada à revenda de serviços de turísmo
Particular - Cliente particular

A funcionalidade de cópia da ficha de terceiro é condicionada pela classificação COPE, sendo que os terceiros particulares retêm os dados de morada e contatos do terceiro original enquanto que os terceiros empresa retêm os dados contabilísticos.

É obrigatório indicar se o terceiro é cliente, fornecedor ou ambos. Se for fornecedor é obrigatório preencher o campo identificativo do tipo do IVA do serviço que normalmente presta.

O separador de registo de cliente é adicionado um botão no canto superior direito que permite a criação de um novo file.

Dados Contabilisticos

Cobrador/Pagador. Se o terceiro que paga/cobra as faturas não for o desta ficha, exemplo das Pousadas de Portugal e do grupo Pestana Pousadas, deve ser escolhido o respectivo terceiro. Caso tenha sido escolhido um outro terceiro, por erro, e o pagador/cobrador for o próprio, carregar no botão “Limpar”.

O campo limite de crédito permite a do plafont de crédito até ao qual é permitido faturar, pode ser adicionado crédito temporário, e, mediante configuração o valor de crédito disponível também pode ser influenciado pelo valor de custos por faturar.

Dados bancários, Conjunto que campos que identifica os dados bancários, normalmente do fornecedor, para facilitar o preenchimento dos dados no registo dos pagamentos.

O painel de contactos permite gerir os contactos de um determinado terceiro, podem ser inseridos aqui endereços de e-mail adicionais que aparecerão para escolha aquando do envio de uma comunicação.

O painel de documentos permite gerir documentação associada ao terceiro incluindo a respectiva data de emissão e de validade.

 

Nota
Como a ficha de um terceiro pode ser acedida diretamente de qualquer file e/ou documento o seu correto preenchimento pode poupar tempo na procura de informação, nomeadamente os dados de comunicação.