Documentos de Despesa

Registo

Descrição dos campos:

  • Identificação do Cliente da compra. Serve para se retirar vendas por Cliente.
  • Nome do titular do Voucher. É escolhido da lista de nomes inseridos no File. No caso de o passageiro pretendido não constar da lista de passageiros do file o mesmo pode ser adicionado neste local, evitando o desistir do processo de criação do Voucher.
  • Fornecedor direto do serviço. Pode ser indicado o seu número ou nome
  • Fornecedor indireto. Entidade que cobrará o serviço. Pode não ser a que fornece o serviço.
  • Estado do documento, documentos cujo estado não seja 1 (Normal) não poderão ser impressos ou considerados void.
  • Tipo de custo determina a taxa de IVA aplicada.
  • Tipo de venda, indica qual o tipo de venda de modo a poder ser usado na faturação automática. Irá preencher o valor da taxa de emissão e a percentagem de desconto automaticamente.
  • Código de reserva. É muito importante este campo ser preenchido com o código que nos foi dado pelo Fornecedor, é o OK da reserva. Em situações em que não existe código de reserva, é usual indicar a forma do ok e o nome do funcionário que o deu.
    ex. “Fax/Joana” ou “Loc/Lis 1234334” .
  • Data de início do serviço. Importante para relatórios de controlo.
  • Data de pré-pagamento, este campo é opcional, quando preenchido determina que o custo deve ser pré-pago ao fornecedor até à data indicada.
  • Zona de texto livre que permite escrever o texto que irá aparecer no Voucher, existe também um botão para escolha de um formato pré-definido.

Valores

Forma de valorização

  • Bruto. Será indicado o Valor Total da reserva, a nossa Comissão e se no Valor Total existem Taxas (não comissionáveis). 
  • Net. Será preenchido apenas o campo Valor Bruto.
  • Full Credit. A valorização fica a zero.
  • Direct. Pagamento direto pelo cliente no fornecedor. É preenchido o campo Comissão. Caso o valor total seja negativo passa a estar disponível no menu do documento uma ferramenta para gerar um recibo de comissão.


Campo Net e Custo Real
O campo Net é calculado automaticamente antes do documento estar considerado impresso, representa o custo previsto pelo operacional de front-office. Nesta fase o campo Custo Real não é visível.
Após ser considerado impresso, o documento passa a estado de conferência pelo back-office. Ao alterar os campos de valor relativos à compra o valor Net é mantido e é calculado o campo Custo Real.
Ao gravar é apresentada uma indicação descrevendo a diferença, caso exista, entre o valor Net e Custo Real.

 

Voucher de custo
Este documento substitui o Voucher quando não for necessário entregar documentação ao cliente, mas somente registar o custo para pagamento.
É usual no incoming e situações em que a documentação é entregue por um Operador.
O Voucher de Custo não sendo um documento passível de impressão, pode ser considerado impresso, situação que impede a sua alteração. O Voucher de Custo é considerado impresso administrativamente, X dias depois da sua criação.
O número de dias em que um VC está disponível para alteração é configurável pelo Gestor do Sistema.

 

Documento de Stock
A forma de valorização do Stock rege-se pelos mesmos princípios do Voucher. O Stock não é mais do que um Voucher pré impresso, numerado e à guarda da Agência. Como são preenchidos manualmente, o seu registo terá que ser efectuado pelo operacional.
O Documento de Stock não sendo um documento passível de impressão, pode ser considerado impresso, situação que impede a sua alteração. O Documento de Stock é considerado impresso, administrativamente, X dias depois da sua criação.
O número de dias em que um ST está disponível para alteração é configurável pelo Gestor do Sistema.
É também possível repor um documento anulado novamente no stock para emissão futura.

 

Sub-Tipo de documento
Esta opção só está disponível para clientes corporate e que envolve programação própria. Não será visível se não existirem opções. Este módulo permite o preenchimento de campos adicionais como centro de custo, departamento, número contabilistico, número de empregado, numero de projeto, requisição ou unidade contabilistica. É também possível adicionar outros campos caso necessário.