As Faturas, Nota de Débito, Nota de Crédito, Recibo de Adiantamento e as Vendas a Dinheiro são todos realizados com base no mesmo layout, só diferem em pormenores, é exemplo disso o facto de a data de vencimento só estar disponível nas Faturas e Notas de Débito.
A Faturas de recebimento imediato, Vendas a Dinheiro e Recibos de Adiantamento terão que estar, obrigatoriamente, impressos e recebidos no momento do fecho de Caixa. A não impressão ou recebimento dos documentos resulta numa listagem de aviso quando se tentar fechar a Caixa.
Estes documentos podem ser realizados ao terceiro do File ou a outro qualquer cliente.
A criação de documentos com crédito (Faturas e Nota Débito) pode ser impedida, se existir controlo de crédito a terceiros, e o plafond, no momento da criação for excedido. A partir de Outubro de 2015, os documentos criados acima do limite de crédito ficam com essa indicação permanente, sendo possível obter listagens por este critério.
Estado Reclamação
Nas faturas, notas de débito e notas de crédito passa a ser possível de indicar que existiu uma reclamação por parte do cliente. Documentos marcados como em reclamação não são possíveis de receber.
Nota importante
Estes documentos podem ser alterados enquanto não forem impressos, mas apenas na descrição das linhas.
O voidar destes documentos considera-os impressos.
Os documentos de receita só podem ser recebidos após a sua impressão.
Enquanto a caixa não estiver fechada as Vendas a Dinheiro e Recibos de Adiantamento podem ser “voidados”.
Um recebimento de um documento pode ser eliminado enquanto a caixa não for fechada.
O reembolso de uma Nota de Crédito ou de um Recibo de Adiantamento pode ser eliminado enquanto a caixa não for fechada.
Qualquer recebimento impede o voidar do documento.