Caixa - Transações

O termo transação é utilizado no Sigav para indicar o documento responsável pelo registo de todo o movimento considerado de Tesouraria.
Contempla assim:

  • Os recebimentos dos clientes (faturas, vendas a dinheiro, notas de débito e recibos de adiantamento)
  • Os reembolsos aos clientes (recibos de adiantamento e notas de crédito)
  • Os pagamentos aos fornecedores (faturas do cobrador, notas de débito do cobrador, pré-pagamentos)
  • Os recebimentos dos fornecedores (nota de crédito do cobrador, recibo de comissão)
  • Os pagamentos ou recebimentos dos documentos diretos à caixa.

É ainda possível criar transações com movimentos entre documentos existentes na conta corrente, como por exemplo o abatimento parcial de um a fatura com uma nota de crédito.

Existem duas formas de aceder às transações.

Nota importante:
O pagamento em excesso por parte do cliente origina um Recibo de Adiantamento na gravação da transação.
O pagamento em excesso por parte da agência origina um Pagamento por Conta na gravação da transação.

Re-impressão de Recibos
A reemissão/consulta de recibos pode ser efectuada via Menu Caixa: Transações ou o menu de documentos relacionados de qualquer documento interveniente na transação permite aceder à lista de recebimentos (opção Abatimentos) e visualizar/imprimir o Recibo da Transação.